Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidas muitas opções de automação para casa, sendo a lâmpada inteligente uma delas. Para quem deseja ter uma casa conectada, a iluminação pode ser um dos primeiros passos para alcançar esse sonho.
Mas afinal, como funciona a lâmpada inteligente? Esse dispositivo, quando conectado a um bocal, pode oferecer diversas funções de iluminação com opções de cores, intensidade e programação de acionamento.
Pode ser controlada por um smartphone ou assistente virtual, por meio de comandos simples e práticos. Podem inclusive, ser controladas à distância, o que traz uma comodidade ainda maior para seus usuários.
Com uma instalação e uso simplificados, a luz inteligente é um ótimo recurso para aquelas pessoas que buscam esse tipo de tecnologia para sua casa e muitas vezes não sabem bem por onde devem começar.
Para ajudar você a compreender melhor o que é e como funciona a lâmpada inteligente, preparamos este conteúdo com as principais informações.
Como funciona a lâmpada inteligente?
As lâmpadas inteligentes são dispositivos controlados por aplicativo ou comando de voz, por meio de smartphones ou smart speakers, através do Wi-Fi. A principal diferença em relação à lâmpada comum é sua conectividade, variedade de cores, intensidades e funções.
Elas têm uma matriz de LED que conhecemos como RGB (Red Green Blue). Com isso, através da mistura das cores, a lâmpada Wi-Fi consegue gerar iluminação com até 16 milhões de tons diferentes.
Além da iluminação colorida, a lâmpada inteligente pode ter LEDs para branco quente e branco frio, tonalidades muito desejadas para iluminar diferentes ambientes da casa.
Por exemplo, o branco frio possui um brilho mais intenso e é recomendado para a cozinha porque é um ambiente que exige mais atenção.
Já o tom do branco quente, semelhante às antigas lâmpadas incandescentes, costuma ser indicado para a sala de estar e outros ambientes que você queira deixar mais aconchegante.
Qual é a função de uma lâmpada inteligente?
A lâmpada inteligente pode facilitar muito o dia a dia dos seus usuários, influenciando até mesmo no consumo de eletricidade, uma vez que as luzes de LED consomem bem menos energia quando emitem luz.
Em sua rotina, o usuário pode criar automações que deixam sua vida um pouco mais prática, otimizando seu tempo e trazendo conforto. É possível programá-las para acender ou apagar em determinados horários de forma automática todos os dias, por exemplo.
Você pode ainda, personalizar a intensidade da luz inteligente para o seu momento de leitura também. Ou ainda, definir algumas cores para determinadas ocasiões. Para aqueles que amam uma festinha em casa, existe a opção de colocar as luzes para piscar conforme o ritmo da música.
A lâmpada inteligente traz conforto, comodidade e mais praticidade à rotina muitas vezes corrida dos seus usuários. Ela possibilita uma personalização de acordo com as suas necessidades e gostos, o que a torna ainda mais interessante e útil em casa.